Operação Foss é deflagrada em Santa Maria

Publicação:

.
Polícia Civil apreende armas na Operação Foss

Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (25/04) desencadeou a Operação Foss em combate ao enriquecimento ilícito através da comercialização de entorpecentes e armas de fogo em Santa Maria.

Foram presos 28 indivíduos, sendo 06 em flagrante e 22 preventivos. Foram apreendidos carros, drogas e armas.

Foram cumpridas 48 ordens judiciais, sendo 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nos Bairros Lorenzi, São João, Caturrita, Itararé, Parque Pinheiro Machado, Zilda Arns, Carolina, Passo da Areia, Centro, Nova Santa Marta, Vila Rossi, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, Camobi, Salgado Filho, Campestre do Menino Deus, além de ordens judiciais cumpridas nas cidades de São Gabriel e Caxias do Sul.

Simultaneamente, foram também cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão no Presídio Estadual de Santa Maria (PESM) e Presídio Regional de Caxias do Sul (PIC).

A investigação desenvolvida pela Draco de Santa Maria teve início no mês de julho de 2023. Nestes nove meses de investigação, apurou-se que os investigados integram célula de uma organização criminosa. De acordo com a investigação, foi possível identificar, pelo menos, 25 criminosos ligados às lideranças do grupo criminoso, com atuação voltada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização de armas de fogo.

Dois dos investigados determinavam a logística das ações criminosas mesmo estando recolhidos no Presídio Estadual de Santa Maria (PESM).

A operação foi coordenada  pelo Delegado Regional Sandro Luís Meinerz e pelo Delegado André Sesti Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, e contou com apoio de servidores das cidades de Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Sepé, São Pedro do Sul, Dona Francisca, Nova Palma, Tupanciretã, Itaara, Ivorá, Silveira Martins, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, Santiago, Cruz Alta, Bagé, Santo Ângelo, São Gabriel, Agudo, Faxinal do Soturno e São João do Polesine.

Polícia Civil RS