Operação Pau Oco é deflagrada para apurar crimes contra a administração pública em Autarquia municipal da Capital

20180919101736op-pau-oco.jpeg
Operação Pau Oco - Foto: Imprensa - Polícia Civil - LM

Na manhã desta quarta-feira (19) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat/Deic), deflagrou a Operação Pau Oco na repressão a crimes contra a administração pública no Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Capital, região metropolitana e litoral norte do Estado para apurar a prática dos crimes de peculato-apropriação, peculato-desvio e prevaricação envolvendo a concessão de Bônus Moradia e Aluguel Social pela Autarquia. Na ação diversos documentos foram apreendidos.

Segundo os delegados André Lobo Anicet, Luciana Muniz Caon e Max Otto Ritter, a presente investigação teve início em março deste ano após a deflagração da Operação Casa Nostra que apurou denúncias de irregularidades no âmbito do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre. Na época as irregularidades não diziam respeito exclusivamente ao Setor de Crédito Imobiliário, o que justificou a abertura de novo procedimento policial.

Durante a tomada de depoimentos no curso das investigações verificou-se a concessão indevida de Bônus-Moradia e Aluguel Social a moradores da Vila Tronco que, a princípio, não fariam jus a tais benefícios. “A ação vista também averiguar a denúncia de que uma única pessoa teria sido contemplada com nove bônus-moradia, totalizando o montante de R$706.500,00. No entanto, essa pessoa nunca esteve na posse deste valor”, acrescentaram os delegados.

Nesta manhã diversos documentos foram apreendidos durante o cumprimento de sete ordens judiciais nas cidades de Porto Alegre, Gravataí e Capão da Canoa. “Salienta-se que tal ação mostra-se extremamente necessária ante a notícia de que em breve haverá a liberação de recursos para a conclusão das obras da Copa que culminaram com a concessão dos referidos benefícios”, concluíram os delegados.

Larissa Marafiga
Jorge Felipe