2018091310523613-09-op-cabresto.jpg
Operação Cabresto em combate ao tráfico de drogas é deflagrada no interior do Estado - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Civil deflagrou a Operação Cabresto em combate aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Três Passos, e contou com o apoio da Brigada Militar e da Susepe. As diligências tinham como objetivo cumprir 40 ordens judiciais, sendo 15 mandados de prisão (11 preventivas e quatro temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bom Progresso, Campo Novo, Montenegro, Santa Maria, Sede Nova, Três Passos e Sobradinho. Mandados de busca e de prisão também foram cumpridos nos Presídios de Três Passos, Montenegro, Santa Maria e Sobradinho.

De acordo com o delegado Marion Volino, as investigações duraram cerca de cinco meses, sendo apurado que detentos, relacionados a uma organização criminosa, comandariam o tráfico de drogas no interior de presídios e atuariam nas cidades de Três Passos, Bom Progresso, Campo Novo, Humaitá, Crissiumal e Sede Nova. Nesse período de investigações, duas pessoas foram presas em flagrante e drogas, armas de fogo e munições foram apreendidas.

Segundo a delegada regional Cristiane de Moura e Silva, a operação resultou na prisão de 16 pessoas, sendo 15 homens e uma mulher. “Das prisões, 14 se deram em cumprimento aos mandados e duas foram flagrantes pelo crime de tráfico de drogas. Um indivíduo não foi localizado e está foragido”, disse a delegada. Durante as buscas foram apreendidos dois veículos, uma motocicleta, munições calibre .38 e 9mm, telefones celulares, mais de dois quilos de cocaína, porções de maconha, crack, haxixe e metanfetamina, além de três comprimidos de ecstasy.

Jhully Costa

Michel Fontana