Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação VIP na Capital

Publicação:

20150328093926op-vip-4.jpg
Apreensões - Foto: Polícia Civil

Nessa sexta-feira (27/03) policiais da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ª DIN) do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (DENARC), executaram a Operação VIP em Porto Alegre. Foram presos dois homens, um de 24 e outro de 25 anos de idade, suspeitos de tráfico de drogas. Foram apreendidos maconha, LSD, uma pistola 9mm, munições, 16 mil reais em dinheiro, e uma motocicleta, entre outros objetos relacionados ao tráfico.

Segundo o delegado Mario Souza, o nome da operação se deve a questão de que os traficantes faziam um atendimento “VIP” para usuários diferenciados, sendo responsáveis pela distribuição de drogas para jovens de classe média alta; principalmente universitários.  Entre as apreensões foi encontrada uma quantidade da maconha Skank (skunk), que é a parte mais potente da planta da maconha, é muito cara e com alta qualidade. A diferença principal é que o cultivo é feito em estufas com tecnologia hidropônica (plantação em água), além de ser composta somente pela parte que é a flor da maconha. Fontes apontam que o índice de THC na nesta droga é sete vezes maior que na maconha normal.

“Hoje as apreensões das drogas, do dinheiro, veículo, arma e munições podem chegar a representar o valor de 50 mil reais retirados de circulação, pois segundo as investigações, a grama da maconha Skank era vendida, em festas caras, por até 50 reais.”, afirma o delegado.

As investigações duraram cerca de dois meses, os dois homens foram autuados por: tráfico de drogas, posse de objetos para preparar drogas, associação para o tráfico de drogas, com o agravante de o crime ter sido próximo de instituição de ensino, posse de arma e munições de uso restrito. Também um usuário foi autuado durante a operação.

Fonte: 1ª DIN/DENARC

Fabiano Costa

Arquivos anexos

Polícia Civil RS