Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Ganância prende 19 pessoas no Vale dos Sinos

Publicação:

20140822090213presos.jpg
Presos - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil. através da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de São Leopoldo, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22/08) a Operação Ganância, que visa desarticular uma quadrilha de furto, roubo e extorsão de veículos. Foram cumpridos 39 ordens judiciais em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão e Sapucaia do Sul. Foram presas 19 pessoas durante a ação, e apreendidas duas armas, drogas e dinheiro.

Segundo o delegado Mario Souza, a operação recebeu o nome de “Ganância” devido ao modo de operar destes criminosos que roubavam ou furtavam os veículos e depois realizavam o crime de extorsão. "A quadrilha tinha uma tabela de valores para extorsão. Eles entravam em contato com as vítimas, solicitavam os valores e, na grande maioria das vezes, o veículo não era devolvido", afirma o delegado Souza.

Foram cerca de quatro meses de investigações, utilizando modernas técnicas de identificação e acompanhamento dos criminosos, buscando apurar as atividades desses grupos criminosos. As investigações ocorreram no Vale dos Sinos e região Metropolitana da Capital. Foram identificadas vítimas de várias cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Estância Velha, Alvorada, Gravataí, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Os presos foram encaminhados para à 2ª DP de São Leopoldo para os procedimentos de polícia judiciária. Após, serão encaminhados ao sistema prisional.

 

 

Adriano Remião

Fabiano Costa

Jorge Felipe

Polícia Civil RS